Coutos: Tem água brotando da fonte


Eu sou Cláudio de Aguiar, mais conhecido como Cau Aguiar, homem preto, o caçula entre quatro irmãos, filho de Seu Edson (Topógrafo aposentado) e de Dona Maria Nilza (Empregada Doméstica aposentada). Nascido, criado e residente na Comunidade de Alto de Coutos, situado no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Sou Poeta, autor do livro “Retratos & Pensamentos, Diário de um Nobre - Volume I e II”, participação no livro “O Diferencial da Favela, Dos Contos às Poesias de Quebrada” do Sarau da Onça. Tenho Licenciatura em Pedagogia e Especialização em Metodologia e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Dom Pedro II. Atualmente estou Pós-graduando em Psicologia Educacional pela UNIASSELVI e Mestrando em Enfermagem e Saúde no PPGENF - UFBA, membro do Grupo de Estudos CRESCER - ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, com recorte de estudo na saúde da criança e do adolescente em comunidades quilombolas. Tenho atuação como Consultor Pedagógico em Educação Integral em Jornada Ampliada na perspectiva da Formação Humana e Integral, membro da Cia de Teatro do Cena Um e, Idealizador, Coordenador de Projetos e Produtor Cultural do Coletivo Água da Fonte.

A comunidade de Alto de Coutos fica situada no Subúrbio Ferroviário de Salvador entre os bairros de Periperi e Paripe. Uma comunidade que ainda enfrenta grandes dificuldades por conta da não efetividade das políticas públicas, e por isso a torna uma comunidade tão vulnerável aos indicadores sociais. Conforme os dados do IBGE 2010, a comunidade de Alto de Coutos é 5º quinto bairro mais negro de Salvador, com uma população de 26.005, destes, 86,4% são negros (Pretos e Pardos). Mesmo diante de inúmeros enfrentamentos a nossa comunidade é um bairro arborizado, ainda é comum você encontrar inúmeras árvores plantadas e muitas delas são árvores frutíferas, é um celeiro de produção cultural diversificado, tanto no campo religioso, quanto no campo sociocultural. É uma comunidade que tem seus enfrentamentos com a violência como qualquer outra comunidade, mas que também produz cultura, arte, música e poesias através do protagonismo dos seus atores sociais. Como valor dessa comunidade vejo muito presente a Resistência que corre no nosso sangue, característica herdada dos nossos antepassados, o que nos fortalece todos os dias para enfrentar os desafios diários.

Como cria da comunidade de Alto de Coutos o meu diálogo está entrelaçado pelo sentimento de pertence e pela crença de que tenho uma responsabilidade social com esta comunidade. E influenciado por esses sentimentos, junto ao meu amigo Eder Moreira (Dj Jarron) idealizamos o Coletivo Água da Fonte (CAF). O CAF surge oficialmente em 04 outubro de 2018 nos embalos das eleições. Na época algumas pessoas pensaram que não passava de um movimento político partidário que estava querendo conquistar votos para algum candidato político, o que eles não imaginavam é que estava surgindo um movimento político para a cidadania, a partir do protagonismo juvenil da comunidade. O nome Coletivo Água da Fonte é uma referência às fontes de água potável que existem na comunidade que antes do processo de urbanização, eram dessas fontes que as famílias buscavam a “Água de Beber e a Água de Gasto” para consumo. O CAF tem entre seus objetivos fomentar a identidade cultural local, resgatando as nossas memórias históricas e comunitárias através da pesquisa e do protagonismo dos atores sociais da nossa comunidade por meio de ações socioculturais, artísticas e educacionais objetivando a ressignificação identitária e histórica da comunidade de Alto de Coutos, bem como de todos/as sujeitos/as nela inseridos/as. Dentre as nossas ações estão: O Roda de Prosa: que é uma roda de conversa onde ocorrem palestras com temas diversificados de acordo com o interesse ou necessidade apresentada pela comunidade. Esta roda acontece em parceria com a Escola Municipal Alto de Coutos, tendo como público prioritário os Estudantes da Educação de Jovens e Adultos da referida escola, porém é aberta para todos/as da comunidade. Batalha da Fonte: É a batalha de rimas com os jovens MC’s da comunidade e convidados de outras comunidades. O Sarau da Fonte: Sarau de Poesias onde acontece o encontro das diversas linguagens artísticas (Poesias, músicas, dança, teatro, circo e etc.) apresentadas pelos artistas da nossa comunidade e demais convidados. O Vozes Poéticas: é uma coletânea que visa reunir as poesias dos poetas da comunidade de Alto de Coutos e demais comunidade do Subúrbio. O Primeiro volume está em processo de lançamento. Memórias da Fonte: Ação de mapeamento, resgate e registro das memórias e histórias, bem como a revitalização das fontes da nossa comunidade. E, o Encceja da Fonte: curso preparatório para a prova do Encceja para as pessoas que não concluíram o ensino fundamental (séries finais - 6º ao 9º) tenham condições mínimas necessárias e estejam mais capacitadas para realização da prova e que possam conquistar sua certificação no exame. Então, é através dessas ações e projetos dentro do coletivo que venho dialogando e contribuindo não somente para o desenvolvimento, mas, principalmente para a ressignificação identitária da nossa comunidade, a comunidade de Alto de Coutos. Outra forma de dialogar e evidenciar esse diálogo está nas minhas poesias.

LEMBRANÇA DE CASA
(Cau Aguiar)

Veio agora uma doce lembrança
De quando eu era criança
E agora adulto também
Veio agora na lembrança
As ruas que percorri
As árvores nas quais subi
Das brincadeiras que brinquei
E do quanto por lá já sorri e também chorei
Lembro-me da entrada do meu bairro
Há uma linha ferroviária
E um trem também
Que passeia pelas margens
De um belo mar
Onde muito mergulhei
Lembro-me do pôr do sol
É o mais lindo que já observei
Hoje me lembrei de lá de casa
E junto com a lembrança
Veio a saudade também.











Comentários

  1. Gratidão a toda equipe do Favela Revela pelo carinho e reconhecimento do nosso trabalho que é um fazer diário.

    ResponderExcluir
  2. Gratidão a toda equipe do Favela Revela pelo carinho e reconhecimento do nosso trabalho que é um fazer diário.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Cau por todo o empenho em evidenciar as belezas,desafios, dificuldades,talentos e riquezas de sua comunidade!!!

    ResponderExcluir
  4. Cau, esplêndida sua forma de ver o mundo. A arte nos atravessa e nos cura. Você é um grande artista. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. sem palavras pra expressar o qnt fico orgulhosa e feliz por ti❤️🙌 só agradecer a Deus por tudo que és e faz pelos nossos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário